top of page

Qual a melhor forma de estabelecer e executar suas metas?

  • Carlos Rodrigues
  • 7 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de jan. de 2023




ree

É muito importante iniciar o ano com metas. Mas qual a melhor maneira de estabelecer e executar suas metas?


Ao longo do tempo é possível notar o quanto é constante e importante, tanto para as pessoas quanto para as empresas, a busca por metas. Estabelecer metas parece ser uma tarefa simples e comum, pois a impressão que se tem é de que as pessoas já estão familiarizadas com o processo de pensar, elaborar e colocar em prática as estratégias necessárias para atingir as metas pré-estabelecidas. Comprar um carro, adquirir um imóvel, aumentar a rentabilidade do negócio, sair das dívidas, fazer uma reserva financeira, conhecer outros países, expandir os negócios para outras regiões são algumas das metas traçadas por pessoas e empresas no mundo todo.


Mas o que muitas pessoas não sabem, ou descobrem tardiamente, é que na prática, a realidade é outra. Estabelecer metas não é um processo tão básico e simples quanto parece. Requer estudo, informações, ferramentas e metodologia. Uma das ferramentas utilizadas neste processo tem um nome curioso: METAS SMART. Mas, afinal: o que são as metas smart?


O que são metas SMART? As metas SMART é uma ferramenta que auxilia na definição de metas. Independentemente se estas metas servirão para uma determinada pessoa ou para uma empresa. O importante é entender que essa é uma importante ferramenta de Coaching que auxilia de maneira poderosa e objetiva a estabelecer suas metas.


É importante ressaltar que ao definir metas as pessoas precisam entender que elas devem ser extremamente diretas e objetivas. Isso é importante para que não haja espaço para suposições ou dúvidas.


De maneira sucinta e prática, metas são objetivos quantificados e devidamente especificados. Importante lembrar que metas são temporais e totalmente ligadas a prazos.


No caso de metas SMART, cada letra desta palavra possui um significado que consegue traduzir corretamente o que é e, principalmente, como deve ser uma meta para uma organização empresarial. Confira a seguir:


S - Corresponde ao termo especifico (specific), ou seja, uma meta deve ser específica naquilo que quer. Se o objetivo é fazer uma reserva financeira, você deve ser prático e objetivo para definir o quanto vai guardar para atingir determinado valor em um período de 10 meses, por exemplo. O importante é ser extremamente direto.


M - Atribui-se a mensurável (measurable). O que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração. Este indicador irá contribuir para o atingimento da meta traçada. No caso da reserva financeira o principal indicador seria o valor guardado mensalmente durante os 10 meses em cima das reduções de gastos e economias.


A - Vem de atingível (achievable), que quer dizer aquilo que é alcançável. Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas você tem que ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Vale lembrar que uma meta de uma reserva financeira, por exemplo, pode levar tempo e dedicação. Alcançar uma evolução de 100% em cinco meses pode ser complicado para uma pessoa que não tinha o costume de fazer reservas e economias. Portanto, verifique se as metas traçadas são realmente alcançáveis. Caso não sejam, veja quais metas podem ser estabelecidas seguindo o critério das metas SMART.


R - Corresponde a Relevante (relevant), o que permite entender que as metas precisam ser relevantes e ter sentido para você. Isso vai te dar motivação para não desistir, pois todo sacrifício envolvido será recompensado com o atingimento da meta.


T - Dentro do método SMART, o T vem de tempo (time). Pensando nisso, fica a ideia de que para toda meta é preciso determinar um tempo para que ela se cumpra. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a sério da forma que deveria ser levada. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo. Um prazo que pode ser cumprido e que faça sentido para os envolvidos


Quando se tem uma meta é importante dentro do tempo estabelecido dividi-las em pequenas metas. Para que essas pequenas conquistas te motivem e assim você comece a sentir o sabor da vitória. Comemore cada pequena conquista, celebre cada desafio vencido, isso te dará energia para superá-las.


Fonte: IBC - 2018



 
 
 

6 comentários


carlosrodriguescoach
24 de jan. de 2019

Obrigado Carmem! Muito sucesso para nós em 2019

Curtir

carlosrodriguescoach
24 de jan. de 2019

Obrigado Renata, vamos em rumo da nossa evolução!

Curtir

carlosrodriguescoach
24 de jan. de 2019

Obrigado Cássio pela atenção!

Curtir

carmemribe
12 de jan. de 2019

Amei o Post. Dicas valiosíssimas para estruturar a definição de metas.

Curtir

renataramosrica
12 de jan. de 2019

Parabéns Carlos!


Curtir
CONTATO

Rua: Sete de Setembro, 1212 . 

Marília, SP - 17.501-560​​

Cel: (14) 99142-9590

contato@institutopazfinanceira.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

©Copyright 2020 - Instituto Paz Financeira® - Todos os Direitos Reservados

bottom of page